Educação Empreendedora

CARTA DE VILA NOVA DE GAIA – Sobre como Construir Pontes para Criar Futuro

Inspirados pelos conhecimentos e pelas experiências partilhadas no II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022), organizado pela Universidade Aberta, Câmara Municipal de Gaia, ISLA Gaia e SEBRAE Brasil, juntamente com distintos parceiros nacionais e internacionais, e realizado em Vila Nova de Gaia nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, os participantes reconheceram o valor e impacto da atitude empreendedora nos mais diversos setores da sociedade. Daí foram redigidas estas Linhas de Ação que compõem a Carta de Vila Nova de Gaia que pretende apoiar o desenvolvimento de um amplo movimento regional, nacional e internacional.

1. Todos os alunos e professores têm direito a conviver e aprender numa comunidade educativa onde existem condições para acreditar em si e ter espírito de iniciativa, desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de concretizar sonhos, projetos de vida e projetos socioprofissionais.

2. Qualquer atividade educativa é entendida como uma estratégia que visa a otimização dos talentos individuais, num contexto em que o agir em rede e trabalhar em equipa cria, a longo prazo, uma cultura colaborativa, gerando pessoas felizes e cidadãos proativos.

3. A educação em empreendedorismo e cidadania é o campo por excelência da humanização das sociedades, uma vez que visa o desenvolvimento de comportamentos conducentes à realização pessoal, à coesão social, ao sucesso organizacional e ao crescimento económico.

4. Todos os agentes educativos, líderes e decisores políticos têm a responsabilidade de inovar disruptivamente, disponibilizando recursos pedagógicos e organizando atividades que facilitem a integração dos alunos no ecossistema empreendedor em que vivem.

5. Entre os resultados previsíveis da educação para o empreendedorismo e a cidadania, destacam-se os ganhos na capacidade de partilhar ideias, emoções e valores, de trabalhar em equipa, de lidar positivamente com o desafio do equilíbrio entre a vida pessoal, familiar, social e profissional, bem como os ganhos na capacidade de formar cidadãos e comunidades humanas positivas, democráticas e inclusivas.

6. Em Vila Nova de Gaia sentiu-se que a mãe-terra, onde o empreendedorismo não tem fronteiras, necessita que sejam construídas pontes para que a Humanidade tenha futuro e a sustentabilidade seja possível.

7. Os desafios da atualidade reclamam a proatividade de todas e de todos, nomeadamente em cada um dos lugares do mundo onde residem os participantes do II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania – Construindo Pontes, Criando Futuro, bem como quem ler as linhas de ação desta carta.

Os participantes no II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022)

Vila Nova de Gaia, 9 de julho de 2022

Publicar comentário