Ilhéus recebe III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania
Entre os dias 26 e 28 de outubro, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus, Bahia, abriu as portas para o III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi), um evento de grande relevância que teve o propósito de discutir o papel da educação empreendedora na formação de cidadãos independentes e capacitados para enfrentar os desafios do século XXI.
Durante a cerimônia de abertura, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a importância do evento e a internacionalização das ações de educação empreendedora: “Estamos comemorando os dez anos da educação empreendedora do Sebrae, que se tornou uma referência nacional. Agora, damos um passo importante, a internacionalização. A Bahia contribui para o Brasil, iniciando esse processo de internacionalização da educação empreendedora”, disse.
A gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, enfatizou o impacto da educação empreendedora na vida dos estudantes, promovendo autonomia e capacitação desde o ensino médio até o superior. Ela expressou a felicidade de receber um evento internacional na região e destacou a importância desse congresso para construir a autonomia dos participantes. “Nós estamos aqui muito felizes com a realização desse congresso, dada a importância que isso tem para a gente construir a autonomia, que é a grande característica, capacidade e habilidade que dá condição às pessoas de terem mais autonomia e liberdade para conduzir suas vidas”, declarou.
A coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae, Janaína Neves, que foi a moderadora do Painel Articulado 1: – Educação empreendedora, inspirar para transformar: 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE #10AnosPNEE, que aconteceu durante o evento destacou a relevância de levar a educação empreendedora para a academia, enfatizando que o empreendedorismo vai além dos negócios, desenvolvendo competências para a vida em sociedade e o sucesso profissional.
“O que a gente traz hoje é uma perspectiva de uma abordagem ao ensino e aprendizagem por meio da educação empreendedora, por meio do empreendedorismo. Um empreendedorismo que não é voltado só para o mundo dos negócios, mas que busca desenvolver competências empreendedoras para que esse estudante, ele decida a carreira que ele vai seguir, independente do caminho, são competências que irão ajudá-los na vida em sociedade, no sucesso profissional, porque a gente fala de autoconhecimento, de aprendizagem por meio da experiência, do trabalho em equipe”, disse Janaína.
O diretor executivo do Sebrae Sergipe, Brenno Luiz Ribeiro Barreto, enfatizou a participação ativa da Bahia e Sergipe na realização do congresso e na importância de trazer uma cultura empreendedora para o centro de debate. Ele destacou a presença de agentes locais de inovação e a contribuição significativa dos parceiros na criação do evento. “Eu acho fundamental esses três dias de eventos, para que a gente tenha esse momento de discussão, de aprendizado, de apresentação de produtos científicos, e que a gente tenha esses dias dedicados à cultura empreendedora. E dentro do Sebrae nós temos projetos direcionados à educação com o cunho do empreendedorismo. Então é bastante gratificante estar participando deste evento aqui junto com o Sebrae Bahia”, informou.
O reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, expressou sua satisfação em sediar o congresso e enfatizou o compromisso da universidade com a educação empreendedora. Ele destacou a importância do evento para promover a internacionalização da educação empreendedora e fomentar o desenvolvimento de competências empreendedoras. “Um evento como esse, internacional, para falar sobre o empreendedorismo no Brasil, tem uma importância fundamental para nós, porque durante esses dias nós vamos perceber que estamos lidando com algo que já existe e que muitos não sabem que existe, muitos fazem sem sabê-lo, mas o empreendedorismo tem sido cada vez mais algo que deve estar pautado em todas as políticas públicas municipais, estaduais e no governo federal.”
O III Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania foi um marco na promoção da educação empreendedora e no fortalecimento da autonomia dos estudantes, reunindo figuras importantes do cenário educacional e empreendedorismo do Brasil e de Portugal. O evento representou um passo importante na internacionalização das ações do Sebrae e na consolidação da educação empreendedora como um pilar fundamental para o futuro.
O CiEECi é uma correalização do Sebrae e da UESC, em parceria com a Universidade Aberta (UAb) de Portugal, contando com o apoio de diversas instituições colaboradoras, como o Cepedi, Senac, Uesb , UFSB, Faculdade de Ilhéus e Broto Biotec.
Publicar comentário